segunda-feira, 23 de maio de 2016

VII Congresso Nordestino de Educação Médica (CONEM)

Data de início: 27 de maio de 2016
Data de fim: 29 de maio de 2016
Local: Unifor – Universidade de Fortaleza
Endereço: Av. Washington Soares, 1321 – Edson Queiroz, Fortaleza – Ceará – Brasil

Data de inscrição: até o dia 26 de maio de 2016.
Preços: 
–> BRL 75,00 (Acadêmico com alojamento e alimentação)
–> BRL 60,00 (Acadêmico)
–> BRL 120,00 (Residente)
–> BRL 160,00 (Docente)
–> BRL 160 (Profissionais da área da saúde)

Promotor do evento: Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
Parceiros: Unifor, Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (Uece) e Centro Universitário Christus (UniChristus).
Idioma: Português


Site do evento:  www.conem2016.com.br

Resumo: O evento que será realizada na cidade de Fortaleza no estado de Ceará na próxima semana concerne à Educação Médica e tem como promove discussões de temas como Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais em Projetos Pedagógicos, Avaliação das Escolas Médicas, Formação Médica Atual, Habilidades de Comunicação na Medicina, Construção do Currículo, Desenvolvimento do SUS, entre outros.


Programa:

Dia 27 de maio de 2016

–>  Oficinas

        –> Programação 1
              –> ROEx-NE (CA) - Manhã (08:00 - 10:00)
              –> ROEx-NE (CA) - Manhã (10:00 - 12:00)
              –> Feedback - Tarde (14:00 - 16:00)
              –> Feedback - Tarde (16:00 - 18:00)

        –> Programação 2
              –> Aprendizado em grupo - Manhã (08:00 - 10:00)
              –> Aprendizado em grupo - Manhã (10:00 - 12:00)
              –>InterPET - Tarde (14:00 - 16:00)
              –>InterPET - Tarde (16:00 - 18:00)

        –> Programação 3
              –> Teste do Progresso - Manhã (08:00 - 10:00)
              –> Teste do Progresso - Manhã (10:00 - 12:00)
              –> Teste do Progresso - Tarde (14:00 - 16:00)
              –> Teste do Progresso - Tarde (16:00 - 18:00)

        –> Programação 4
              –> Tutorial PBL - Manhã (08:00 - 10:00)
              –> Tutorial PBL - Manhã (10:00 - 12:00)
              –> OSCE - Tarde (14:00 - 16:00)
              –> OSCE - Tarde (16:00 - 18:00)

        –>Programação 5
              –> Ética médica (14:00 - 16:00)
              –> Ética médica (16:00 - 18:00)

–> Abertura - Noite (19:00 - 22:00)
–>  Coquetel - Noite (22:00)

Dia 28 de maio de 2016

–> Apresentação: O médico que precisamos é o médico que estamos formando? - Manhã (8:30 - 09:15)
–> Mesa 1: High Tech x High Touch: para onde estamos caminhando? (tecnologia e humanismo) -Manhã (09:30 - 11:00)
–> Mesa 2: Interiorização das Escolas Médicas - Manhã (09:30 - 11:00)
–> Apresentação de Pôster - Manhã (11:00 - 12:00)
–> Cine Cultural - Manhã (12:00 - 14:00)
–> Apresentação: Escolas médicas como promotoras da qualidade de vida de seus estudantes - Tarde (14:00 - 14:55)
–> Mesa 3: Comunicar é preciso, viver também: desenvolvendo habilidades de comunicação na Medicina - Tarde (15:00 - 16:30)
–> Mesa 4: COAPES e a integração ensino-serviço - Tarde (15:00 - 16:30)
–> Oficina Cultural - Tarde (17:00 - 18:00)
–> Reunião Regional – ABEM (17:00 - 19:00)

Dia 29 de maio de 2016

–> Implementação das DCN’s de 2014: aplicando em diferentes projetos pedagógicos - Manhã (8:30 - 09:45)
–> Mesa 5: Participação do estudante na construção do currículo e no fortalecimento do SUS - Manhã (09:30 - 11:00)
–>  Mesa 6: Aprendendo e Ensinando Avaliação nas Escolas Médicas - Manhã (09:30 - 11:00)
–> Apresentação de Pôster - Manhã (11:00 - 12:00)
–>  Encerramento - Manhã (12:00 - 14:00)

Apresentação de Poster Deferidas:

Dia 28 de maio de 2016

–> A ARTE COMO ABORDAGEM PEDAGÓGICA NA EXTENSÃO COMUNITÁRIA DST/AIDS: A RESPONSABILIDADE SOCIAL DA ESCOLA MÉDICA NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE.
–> A CONSCIÊNTIZAÇÃO DE ESCOLARES ACERCA DA INFLUÊNCIA DA POLUIÇÃO AMBIENTAL NAS AFECÇÕES RESPIRATÓRIAS ATRAVÉS DE DESENHOS
–> A CONTRIBUIÇÃO DA AÇÃO SOCIAL PARA O ENSINO MÉDICO
–> A ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NA FORMAÇÃO MÉDICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
–> A EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE MEDICINA E TRABALHADORES DA SAÚDE EM GRUPOS DE ETNOEDUCAÇÃO EM SAÚDE
–> A FORMAÇÃO MÉDICA EM UMA UNIDADE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA
–>A GESTÃO DE SAÚDE COMO CERNE DO DESENVOLVIMENTO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN
–> A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM DA SAÚDE DO HOMEM NA EDUCAÇAO EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM SALA DE ESPERA
–> A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DO DIAGNÓSTICO SITUACIONAL PARA A FORMAÇÃO MÉDICA
–> A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DO ESTUDANTE DE MEDICINA NO PROGRAMA DE MONITORIA NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE DOCÊNCIA
–>A IMPORTÂNCIA DE UMA LIGA DE CIRURGIA ACADÊMICA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ANATOMIA HUMANA
–> A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA DE EXTENSÃO ACADÊMICA PARA O PROCESSO ENSINO-APREDIZADO NO CONTEXTO DE UMA LIGA DE CIRURGIA
–> A INFLUÊNCIA DA PESQUISA EM CAMPO NO PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO DO MÉDICO EM FORMAÇÃO
–> A INTEGRALIZAÇAO TEÓRICO-PRÁTICA NA FORMAÇAO MÉDICA PARA O MELHOR APRENDIZADO DA AVALIAÇAO DA SAUDE DO IDOSO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
–>A LIGA ACADEMICA DE CIRURGIA GERAL COMO PROMOTORA DE DESENVOLVIMENTO DE DISCENTES E DOCENTES
–> A PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE MEDICINA ACERCA DA COMPARAÇÃO ENTRE A SIMULAÇÃO DAS HABILIDADES MÉDICAS NEUROLÓGICAS EM LABORÁTORIO E EM VIVÊNCIA HOSPITALAR
–> A PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE MEDICINA ACERCA DA COMPARAÇÃO ENTRE A SIMULAÇÃO DAS HABILIDADES MÉDICAS NEUROLÓGICAS EM LABORÁTORIO E EM VIVÊNCIA HOSPITALAR
–> A PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DE MEDICINA EM UMA AÇÃO CONSCIENTIZADORA SOBRE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA, DIABETES MELLITUS E CUIDADOS GERAIS DE PREVENÇÃO DE DOENÇAS PREVALENTES.
–>  A PRÁTICA DE MUTIRÕES DE SAÚDE NO APRENDIZADO HUMANIZADO E TEÓRICO PRÁTICAS PARA ESTUDANTES DE MEDICINA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
–> A RELEVÂNCIA DA MONITORIA PARA A FORMAÇÃO MÉDICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
–>  A RELEVÂNCIA DA REALIZAÇÃO DO I CURSO DE HEMATOLOGIA APLICADA À CLÍNICA, PELA LIGA DO SANGUE DA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, PARA O ENSINO DA HEMATOLOGIA NA GRADUAÇÃO MÉDICA
–> A TERAPIA COMUNITÁRIA COMO FORMA DE HUMANIZAÇÃO DO ENSINO MÉDICO
–>  A UTILIZAÇÃO DO EXAME CLÍNICO OBJETIVAMENTE ESTRUTURADO (OSCE) EM UM GRUPO DE ESTUDOS DE ESTUDANTES DE MEDICINA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO NO CURRÍCULO TRADICIONAL.
–> ABORDAGEM DE DOENÇAS DERMATOLÓGICAS EM ESCOLARES COMO UM NOVO MODO DE ENSINAR
–>  ABORDAGEM INTERVENCIONISTA EM EDUCAÇÃO MÉDICA: AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE PROFESSORES E ALUNOS DE UMA ESCOLA PROMOTORA DE SAÚDE SOBRE DOENÇAS RESPIRATÓRIAS.
–> ABORDAGEM PARTICIPATIVA SOBRE OS MARCOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: UMA AÇÃO HUMANIZADORA DA EDUCAÇÃO MÉDICA
–>  AÇÃO SOCIAL CONSCIENTIZADORA SOBRE A PREVALÊNCIA E OS RISCOS ASSOCIADOS AO TROMBOEMBOLISMO PULMONAR EM MULHERES, REALIZADA PELA LIGA DO SANGUE, NA CIDADE DE FORTALEZA – CE

–> ACOLHIMENTO AOS CALOUROS COM TROTE SOLIDÁRIO: INTEGRAÇÃO ACADÊMICA E SOCIAL
–>  ACOLHIMENTO E PERTENCIMENTO: A SEMANA DE INTEGRAÇÃO DOS CALOUROS DO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
–> ACOMPANHAMENTO AMBULATORIAL EM PSF DA REGIÃO DE SOBRAL – CE PARA ÊNFASE NO APRENDIZADO EM PEDIATRIA GERAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
–>  ACOMPANHAMENTO DE UMA FAMÍLIA NO ESTÁGIO TARDIO DA VIDA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
–> AFERIÇÃO DE GLICEMIA POR ACADÊMICOS DE MEDICINA EM UMA AÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
–>  ANÁLISE DA COMPREENSÃO SOBRE OS EFEITOS DO ANTICONCEPCIONAL ORAL COMBINADO NA POPULAÇÃO FEMININA EM IDADE FÉRTIL
–> ANÁLISE DE SITUAÇÃO DA QUALIDADE DO ATENDIMENTO NO NÚCLEO DE ATENÇÃO MÉDICO INTEGRADO (NAMI) E NO CENTRO DE SAÚDE DA FAMÍLIA (CSF) MATOS DOURADO
–>  ANÁLISE DO USO DE VÍDEO-.‐AULA NO ENSINO DE HISTOLOGIA DO APARELHO REPRODUTOR EM ATIVIDADE DE MONITORIA.
–> ANATOMIA E ORTOPEDIA : A INTERDISCIPLINARIDADE COMO FACILITADORA DO APRENDIZADO

–>  APLICAÇÃO DE SIMULADOS ONLINE PARA ESTUDANTES DE MEDICINA: UM VISÃO ANALÍTICA DE MONITORES
–> APOIO INTERLIGAS PARA A CONSTRUÇÃO DO ENSINO E APRENDIZADO PARA UMA REVISÃO PRÉ-PROVA
–>  APRENDIZADO DE ACADÊMICOS NA SELEÇÃO E CAPACITAÇÃO DE ESCOLARES PARA ATUAREM COMO MONITORES EM AÇÕES DE INTERVENÇÃO NUM PROJETO DE PESQUISAÇÃO EM ESCOLA PROMOTORA DE SAÚDE (EPS)
–> APRENDIZADO INTEGRADO: ANATOMIA, PATOLOGIA E IMAGENOLOGIA
–> APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA E O PROTAGONISMO UNIVERSIT.RIO: AS PERSPECTIVAS DE UM GRUPO DE ESTUDOS MEDICOS
–> APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E O GRUPO TUTORIAL SOB A ÓTICA DE ALUNOS DO 8º SEMESTRE DO CURSO DE MEDICINA
–> AS FERRAMENTAS METODOLÓGICAS E O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DO CURSO DE MEDICINA DA UERN SOB A ÓTICA AVALIATIVA DOS DISCENTES
–> ATIVIDADE COMUNITÁRIA NO APRENDIZADO DA GERIATRIA: UM BENEFÍCIO MÚTUO
–> AULAS DE HABILIDADES COMUNICATIVAS: UM RELATO SOBRE A PRODUÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA FORMAÇÃO MÉDICA
–> AUTO-AVALIAÇÃO DOS MÉTODOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM UTILIZADOS PELO CORPO DOCENTE DO CURSO DE MEDICINA DA UERN
–> AVALIAÇAO DO CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DE MEDICINA SOBRE TRANSMISSÃO E MANIFESTAÇÕES CLINICAS DO SARAMPO DURANTE O SURTO OCORRIDO ENTRE 2013 E 2015 NO CEARÁ

–> AVALIAÇÃO DO ESTADO DE SAÚDE BUCAL E DA PRESENÇA DE PEDICULOSE EM CRIANÇAS DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DE FORTALEZA
–> AVALIAÇÃO DO MÉTODO TBL NO ENSINO DA PATOLOGIA, NEUROANATOMIA, NEUROIMAGEM
–> AVALIAÇÃO DO PORTFÓLIO EM TREINAMENTO DE CIRURGIA DE EMERGÊNCIA E URGÊNCIA
–> BLOCO DO CABELO BRANCO: AÇÃO SOCIAL DE ACADÊMICOS DE MEDICINA EM UM LAR PARA IDOSOS
–> CAMPANHA SOBRE A PREVENÇÃO DA LEISHMANIOSE VISCERAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
–> CAPACITAÇÃO DE ACADÊMICOS DA ÁREA DA SAÚDE SOBRE SUPORTE BÁSICO DE VIDA EM OFICINA TEÓRICO-PRÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
–> CASOS CLÍNICOS RADIOLÓGICOS E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM UROLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
–> CHEGA DE DOR DE CABEÇA! ”: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE CAMPANHA COMUNITÁRIA EM PRAÇA PÚBLICA
–> COMO IMPLANTAR EM CURRÍCULO PBL ATIVIDADES DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA EM GRUPOS TUTORIAIS: DESAFIOS DO ENSINANDO E APRENDENDO
–> CONCEPÇÕES SOBRE PROMOÇÃO DA SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA EM MOSSORÓ/ RN
–> CONFECÇÃO DE MODELO DE BAIXO CUSTO DE DISSECÇÃO VENOSA
–> CONHECIMENTO DE ACADÊMICOS DE MEDICINA SOBRE O MANEJO CLÍNICO DURANTE O SURTO DE SARAMPO COMO FERRAMENTA PARA EDUCAÇÃO MÉDICA.
–> CONTATO COM PACIENTES ONCOLÓGICOS NO QUARTO SEMESTRE: UM RELATO SOB OTICA DO ESTUDANTE DE MEDICINA
–> CONTRIBUIÇÃO DA MONITORIA ACADÊMICA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ANATOMIA, HISTOLOGIA E RADIOLOGIA POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS
–> CURSO DE CIRURGIA PARA O ACADÊMICO DE MEDICINA: SEDIMENTANDO CONHECIMENTO E DESENVOLVENDO HABILIDADES
–> CURSO DE ELETROCARDIOGRAMA COMO ATIVIDADE DE ENSINO DE UMA LIGA ACADÊMICA DE MEDICINA - RELATO DE EXPERIÊNCIA
–> CURSO DE INTRODUÇÃO A VIDEOCIRURGIA PARA A GRADUAÇÃO: ABRINDO PORTAS NO ENSINO MÉDICO
–> CURSO TEÓRICO-PRÁTICO PARA ACADÊMICOS DE MEDICINA: ESTRATÉGIA DINAMIZADORA DE ENSINO
–> DIABETES: A IMPORTÂNCIA DO MEIO DE COMUNICAÇÃO IMPRESSO PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE
–> DIAGNÓSTICO DE SITUAÇÃO DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA
–> DIVERSIFICANDO A EDUCAÇÃO MÉDICA NA CAPACITAÇÃO DE CRIANÇAS PARA O COMBATE AO BULLIYNG NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA ESTRATÉGIA PARA A PREVENÇÃO E COMBATE DE DÉFICITS NO APRENDIZADO
–> EDUCAÇÃO EM SAÚDE : DISCUSSÃO LÚDICA SOBRE DROGAS
–> EDUCAÇÃO EM SAÚDE ALIADA A AÇÃO SOCIAL: DESMISTIFICANDO O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA CRIANÇA
–> EDUCAÇÃO EM SAÚDE NAS ESCOLAS: UMA FACILITADORA DA IMUNIZAÇÃO NA COMUNIDADE
–> ELABORAÇAO DE INSTRUMENTO EDUCATIVO PARA PACIENTES COM DIABETES MELLITUS GESTACIONAL
–> ELABORAÇÃO DE LIVRO COMO MÉTODO DE APRENDIZAGEM E PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE
–> ENSINO BASEADO NO PROBLEMA: NOVAS PERSPECTIVAS DE METODOLOGIA ATIVA PARA O ENSINO EM MEDICINA INTERNA.
–> ENSINO DO MÉTODO CIENTÍFICO NO CURSO MÉDICO: IDENTIFICAÇÃO DE CARÊNCIAS E PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
–> ESTÁGIO EM SALA DE PARTO E UTI NEONATAL PARA ÊNFASE NO APRENDIZADO DA PRÁTICA EM NEONATOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
–> ESTUDO DE UMA FAMÍLIA: SUA FUNCIONALIDADE E O ENFOQUE NA SAÚDE
–> ETNOEDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA PROPOSTA DE SIMETRIA E RELAÇÃO DIALÓGICA ENTRE PROFISSIONAIS DE SAÚDE E SUJEITOS ADOECIDOS
–> EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE UMA LIGA ACADÊMICA COM UMA ADAPTAÇÃO DA METODOLOGIA TBL
–> EXPERIÊNCIA DE VISITA DOMICILIAR COM GRADUANDOS DE MEDICINA COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM CUIDADOS PALIATIVOS
–> EXPERIÊNCIA DO CEARÁ NO CURSO DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA PARA PRECEPTORIA DO PROJETO PRECEPTORIA ABEM FASE II
–> GA ACADÊMICA A SERVIÇO DA PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO PRECOCE DE DOENÇAS HEPÁTICAS
–> GRUPO DE ESTUDOS MÉDICOS BASEADOS EM CASOS CLÍNICOS: UMA EXPERIÊNCIA DE APLICAÇÃO DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM MEDICINA
–> HIGIENE PESSOAL E AMBIENTAL: REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DE DESENHOS FEITOS POR ESCOLARES.
–> HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE: UM ASSUNTO QUE MERECE DESTAQUE. UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
–> IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA A HUMANIZAÇÃO DO ESTUDANTE DE MEDICINA
–> IMPORTÂNCIA DE CAMPANHAS DE PROMOÇÃO A SAÚDE E CONSCIÊNCIA DO COMPROMISSO SOCIAL DO ESTUDANTE DE MEDICINA
–> INCENTIVO À PREVENÇAO E PROMOÇAO DA SAUÚDE DO HOMEM: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA UNIDADE DE ATENÇAO PRIMÁRIA

Dia 29 de maio de 2016

–> INFLUÊNCIA DE EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICAS MULTISSENSORIAIS NO CONTEXTO DA GRADUAÇÃO MÉDICA: HUMANIZAÇÃO ATRAVÉS DAS ARTES.
–> INSTITUCIONALIZAÇÃO DO IDOSO: PROPOSTAS PARA UM CUIDADO INTEGRAL
–> INSTITUIÇÃO LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS COMO CENÁRIO DE PRÁTICAS PARA O INTERNATO DE MEDICINA
–> INSTRUÇÃO DE LEIGOS SOBRE SUPORTE BÁSICO DE VIDA, UMA AÇÃO SOCIAL PROMOVIDA PELA LIGA DE TRAUMA, EMERGÊNCIA E TERAPIA INTENSIVA(LITEMI)
–> INTEGRAÇÃO ENSINO MÉDICO E COMUNIDADE NO NÚCLEO ACADÊMICO DE GASTROENTEROLOGIA E NUTROLOGIA DE SOBRAL – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
–> INTEGRAÇÃO DE PRÁTICAS DE GRUPO DE ESTUDOS EM MEDICINA INTERNA AO SERVIÇO DE CLÍNICA MÉDICA DE HOSPITAL DE REFERÊNCIA
–> INTEGRAÇÃO ENSINO-COMUNIDADE NA PRÁTICA DA ATENÇÃO PRIMÁRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
–> INTEGRAÇÃO ENTRE AS ESTRATÉGIAS FACILITANDO O ENSINO E APRENDIZADO NO CICLO CLÍNICO
–> INTEGRAÇÃO ENTRE AULAS PRESENCIAIS, EDUCAÇÃO A DISTANCIA E PRÁTICA DE MENTORING PARA O ENSINO DA METODOLOGIA CIENTÍFICA EM GRADUANDOS DE MEDICINA
–> MANUAL DE DECLARAÇÃO DE ÓBITO: TEORIA E EXERCÍCIO COMO FERRAMENTA DE ENSINO
–> MESTRADOS PROFISSIONAIS DE ENSINO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE NO BRASIL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS
–> MODELOS DE BAIXO CUSTO DE CISTO SEBÁCEO E ABSCESSO CUTÂNEO: DA MONTAGEM A PRÁTICA
–> MODELOS DE SIMULAÇÃO DESENVOLVIDOS COM BAIXO CUSTO: INOVAÇÃO NO ENSINO DE PUNÇÃO VESICAL PEDIÁTRICA
–> MODERNIZAÇÃO DO ENSINO DA ANATOMIA ,PEÇAS REAIS X SINTÉTICAS :ESTUDO PILOTO
–> MOTIVAÇÃO IMPULSIONADA POR RELAÇÃO EMPÁTICA EM EXPERIÊNCIA DE PEER-MENTORING
–> MUTIRÃO DE REUMATOLOGIA: UMA ESTRATÉGIA DE RESOLUTIVIDADE PARA A ATENÇÃO BÁSICA
–> O APRENDIZADO NA FORMAÇÃO MÉDICA POR MEIO DA PARTICIPAÇÃO DE DISCENTES EM PROJETOS DE PESQUISA
–> O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DO ESTUDANTE DE MEDICINA COM A METODOLOGIA DO TEAM BESEAD LEARNING
–> O IMPACTO CIENTÍFICO E PSICOSSOCIAL DO CONTATO DO ESTUDANTE DE MEDICINA COM OS ASPECTOS DA TANATOGNOSE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
–> O IMPACTO DA PALHAÇOTERAPIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO ESTUDANTE DE MEDICINA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
–> O MAPA CONCEITUAL COMO UMA FERRAMENTA DE APRENDIZADO NA METODOLOGIA BASEADA EM PROBLEMAS (PBL) NO CURSO DE MEDICINA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
–> O OSCE SIMULADO FACILITATIVO A AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MÉDICAS NA MONITORIA
–> O PAPEL DA LIGA ACADEMICA NA CONSOLIDAÇÃO DO APRENDIZADO NA GRADUAÇÃO MÉDICA.
–> O PAPEL DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ÂMBITO DA MONITORIA
–> O PORTFÓLIO COMO FERRAMENTA DE APRIMORAMENTO DO APRENDIZADO REFLEXIVO NO INTERNATO DE MEDICINA
–> O TEATRO EM FOCO: ESTRATÉGIA LÚDICA PARA O TRABALHO EDUCATIVO EM ONCOLOGIA
–> O TRABALHO INTERDISCIPLINAR NO CONTEXTO DA PROMOÇAO DA SAÚDE

–> O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS POR LIGAS ACADÊMICAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: UMA INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA
–> O USO DE PORTFÓLIO REFLEXIVO NA ABORDAGEM AO ALUNO DE GRUPO TUTORIAL
–> O USO DE SIMULADOR VIRTUAL ONLINE DE VENTILAÇÃO MECÂNICA (XLUNG) NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE VENTILAÇÃO MECÂNICA DE ACADÊMICOS DE MEDICINA
–> O USO DE VIDEOS DIDÁTICOS COMO INSTRUMENTO COMPLEMENTAR NO APRENDIZADO DE ALUNOS DE MEDICINA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
–> O USO DO PACIENTE SIMULADO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM MEDICINA
–> PARTICIPAÇÃO DA LIGA ACADÊMICA EM ATIVIDADE SOBRE A COMPREENSÃO DE CRIANÇAS ACERCA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA
–> PENSE CLÍNICO”: TREINANDO O RACIOCÍNIO CLÍNICO EM PLATAFORMA VIRTUAL
–> PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES ACOMETIDOS POR DOENÇAS CRÔNICAS EM UMA UNIDADE DE ATENÇÃO SECUNDÁRIA À SAÚDE DE FORTALEZA: A VISÃO DO DISCENTE
–> PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE MEDICINA ACERCA DE UMA ATIVIDADE DE SALA DE ESPERA SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA REALIZADA EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE EM FORTALEZA – CEARÁ.
–> PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE MEDICINA ACERCA DE UMA CAMPANHA EM ALUSÃO AO DIA MUNDIAL DE COMBATE À AIDS COM ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA DA PERIFERIA DE FORTALEZA
–> PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO 8º SEMESTRE DE MEDICINA SOBRE AS QUALIDADES E CARACTERÍSTICAS QUE DESAGRADAM EM UM TUTOR
–> PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO SEGUNDO SEMESTRE DE MEDICINA SOBRE A UILIZAÇÃO DE RESUMOS COMO FONTE DE ESTUDO
–> PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE AS DIFICULDADES A SEREM ENFRENTADAS POR UM DEFICIENTE VISUAL DURANTE A TUTORIA AS CEGAS
–> PET FIDELIDADE, UM PROGRAMA DE EXTENSÃO FORMATIVO: INSPIRANDO A PARTICIPAÇÃO DE DISCENTES EM ATIVIDADES DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, METODOLOGIA CIENTÍFICA, ARTES, ATIVIDADES FÍSICAS E MEDICINA.
–> PRÁTICAS DE ATIVIDADE FÍSICA E ALIMENTAR: SAÚDE PÚBLICA PARA SAÚDE DO PÚBLICO
–> PRÁTICAS DE INTEGRAÇÃO ENSINO-COMUNIDADE COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO MÉDICA: O MODELO DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
–> PREVENÇÃO DO CÂNCER: DESENVOLVIMENTO DE UM PROGRAMA DE TELEVISÃO PARA LEVAR INFORMAÇÕES À COMUNIDADE
–> PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DISCENTE COMO ESTRATÉGIA DE MENTORING ENTRE OS ALUNOS DA FAMED UFC/SOBRAL.
–> PROJETO DE EDUCAÇAO EM SAUDE INTEGRAL DA CRIANÇA
–> PROJETO DE EXTENSÃO EM PEDIATRIA E NEONATOLOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, CAMPUS SOBRAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
–> PROMOÇÃO À SAÚDE DE ADOLESCENTES E JOVENS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE: RELATO BASEADO NA EXPERIÊNCIA DO INTERNATO DE SAÚDE COLETIVA
–> PROTOCOLO SPIKES COMO FACILITADOR DA TRANSMISSÃO DAS MÁS-NOTICIAS
–> RASTREIO PARA HIV, SÍFILIS E HEPATITES B E C: UTILIZAÇÃO DE TESTES RÁPIDOS PARA DIGNÓSTICOS PRECOCES
–> RELAÇÃO MÉDICO-PACIENTE: IMPORTÂNCIA DO ESCLARECIMENTO DA DOENÇA
–> RELAÇÃO MONITOR-ALUNO NA CONSTRUÇÃO DO ENSINO MÉDICO
–> RELATO DA AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE MULHERES EM IDADE FÉRTIL SOBRE AS CONTRAINDICAÇÕES DO USO DO ANTICONCEPCIONAL ORAL COMBINADO
–> RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO PET NA INVESTIGAÇÃO DE USUÁRIOS DE CRACK EXPOSTOS AO HIV E A HEPATITES VIRAIS
–> RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A INTRODUÇÃO DE MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO DA MONITORIA DE PARASITOLOGIA.
–> RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROCESSO EDUCATIVO NO COMBATE AO BULLYING ESCOLAR
–> RELATO DE EXPERIÊNCIA: A CONVERSA NA RODA
–> RELATO DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO COMBATE À SOLIDÃO ENTRE IDOSOS
–> RELATO DE EXPERIÊNCIA: ATIVIDADES DE PROMOÇAO DE SAUDE COM ESCOLARES
–> RELATO DE EXPERIÊNCIA: COMUNICAÇÃO: UM INSTRUMENTO DE APERFEIÇOAMENTO NA FORMAÇÃO DE UMA MEDICINA HUMANIZADA
–> RELATO DE EXPERIÊNCIA: FORMAÇÃO DOS DISCENTES DE MEDICINA EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE – VIVÊNCIA DO PRÉ-NATAL
–> RELATO DE EXPERIÊNCIA: LIGA DE ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA DA UNICHRISTUS – LEME
–> RELATO DE EXPERIÊNCIA: TESTE DO PROGRESSO COMO FERRAMENTA PARA AUTO-AVALIAÇÃO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA
–> RELATO SOBRE A ADERÊNCIA DE MULHERES EM IDADE FÉRTIL ÀS MEDIDAS PREVENTIVAS CONTRA O CÂNCER DE COLO DE ÚTERO
–> REVENDO CONCEITOS: REVISÃO DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS EM LIGA ACADÊMICA
–> RISCO DA PRESSÃO PSICOLÓGICA NO AMBITO ACADEMICA EM FUNÇAO DE OUTROS FATORES PROBLEMÁTICOS DO ALUNO DE MEDICINA
–> SALA DE ESPERA VEICULANDO APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM HUMANIZADA PARA PROMOÇÃO DA AMAMENTAÇÃO
–> SAÚDE BUCAL ESCOLAR: UMA ATUAÇÃO MULTIDISCIPLINAR EM UMA ESCOLA PROMOTORA DE SAÚDE
–> SELECIONANDO E TREINANDO: COMO ALIAR SELEÇÃO E FORMAÇÃO ACADÊMICA EM UMA LIGA DE CIRURGIA
–> SEMINARIOS BASEADOS EM CASOS CLINICOS: UMA FORMA FACILITADORA DO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM
–> SESSÃO CLÍNICA COM GRANDES MESTRES: A CONTRIBUIÇÃO DESTE FORMATO DE NARRATIVA PARA O ENSINO MÉDICO
–> SEU FÍGADO ESTÁ SAUDÁVEL?”: AÇÃO SOCIAL DESTINADA À PREVENÇÃO E À APLICAÇÃO DE TESTES RÁPIDOS PARA DIAGNÓSTICO DE HEPATITE C
–> SIMULAÇÃO COMO FACILITADOR DO APRENDIZADO EM ANIMAÇÃO NEONATAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
–> SIMULAÇÃO DE PROVA PRÁTICA INTEGRADA
–> TECNOLOGIAS LEVES COMO METODO DE ABORDAGEM DO CANCER DE ESTÔMAGO
–> TERAPIA COMUNITÁRIA : UMA FERRAMENTA DE PRÁTICA INTEGRATIVA COMO ENSINO AOS ESTUDANTES DE MEDICINA
–> TIRE ESSE PESO DAS COSTAS’’: RELADO DE CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE LOMBALGIA
–> TUTORIA ACADÊMICA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM MULTIPROFISSIONAL ENTRE ESTUDANTES DE MEDICINA E ODONTOLOGIA
–> TUTORIA ACADÊMICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO EM CIRURGIA GERAL
–> UMA ABORDAGEM NA SALA DE ESPERA SOBRE DENGUE E ZIKA EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
–> UMA INTERVENÇÃO NA COMPREENSÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O USO DE DROGAS POR ACADÊMICOS DE MEDICINA
–> UTILIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES COMO METODOLOGIA DE ESTUDO EM GRUPO DE ESTUDANTES DE MEDICINA
–> UTILIZAÇÃO DO DATASUS COMO FERRAMENTA PARA A PESQUISA CIENTÍFICA MÉDICA.
–> VIDEOAULAS DE REVISÃO COMO FERRAMENTA ADICIONAL NO MÉTODO DE ENSINO PBL
–> VISITA COMUNITÁRIA COMO INSTRUMENTO DESENVOLVEDOR DA EMPATIA MÉDICA
–> VIVÊNCIA DE ESTUDANTES DE MEDICINA EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE ACERCA DA PREVENÇÃO DE ACIDENTES DOMÉSTICOS
–> VIVÊNCIA EM UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE (UBS) NA COMPREENSÃO DO PROCESSO SAÚDE-DOENÇA
–> VIVÊNCIA PRÁTICA DE CARDIOLOGIA CLÍNICA POR ESTUDANTE DE MEDICINA
–> WEBCONSTRUCTION: O DESAFIO DE INSERÇÃO DO MODELO WEBQUEST NO ENSINO MÉDICO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário